introdução
 
 
 
 
 
 
O presente site foi construído com a finalidade de dar a conhecer a magnífica raça que é o Cão de Gado Transmontano. Aborda temas relacionados com as características da raça, como, por exemplo, a região de onde este cão é originário, a função que desempenha nos rebanhos e o seu estalão provisório, e também outras questões como o tipo de pastoreio e a relação dos cães com o meio onde vivem, que podem ajudar a compreender melhor o seu peculiar comportamento e a forma como desempenha o seu papel na protecção dos rebanhos.

Este site é da responsabilidade da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT) e foi construído no âmbito de um Protocolo de colaboração entre esta Associação e o Parque Natural de Montesinho.

A ACCGT tem como objectivos gerais a promoção e a divulgação da raça e contribuir para o seu melhoramento e manutenção nos rebanhos de Trás-os-Montes, atendendo à sua função única na protecção dos ataques de lobo. Tem também como finalidade promover e dinamizar a criação do Cão de Gado Transmontano e estabelecer a ligação com o Clube português de Canicultura.

Actualmente a Associação tem sede na vila de Vinhais e é constituída por meia centena de sócios, dos quais 70% são criadores de ovinos ou caprinos. A distribuição geográfica da área de residência dos sócios encontra-se representada no mapa.

Hoje em dia, o Cão de Gado Transmontano já existe um pouco por todo o país e começou também a haver algum interesse pela raça além fronteiras, estando já alguns exemplares na França e na Alemanha.

Os registos de cães adultos e de ninhadas processa-se actualmente através do Parque Natural de Montesinho e está enquadrado através de um Protocolo celebrado entre esta instituição e o Clube Português de Canicultura. No final de 2005 estavam registados 169 cães adultos (Registo Inicial) e 418 cachorros.
 
 
Topo
Ninhadas
Programa de Distribuição
Patrocínios
Contactos
Links
Home
design@wallpaper English | Português